Conheça o nosso universo com dicas de joias e acessórios, tendências de moda e o nosso propósito dos 3ps.

7 fatos interessantes sobre as pérolas

A pérola, conhecida como a Rainha das Gemas, é uma das preciosidades menos compreendidas no mundo das joias. Talvez por causa da sua riqueza de detalhes, diferentes tipos, cores ou formas de cultivo. Enfim, os segredos escondidos nas profundezas das águas estão aos poucos sendo descobertos e entendidos. 

Para ajudar você a entender — de verdade — sobre o universo das pérolas, a Julio Okubo explorou 7 fatos sobre as pérolas. Conheça agora: 

1 – A pérola é a única gema orgânica

A pérola é a única gema preciosa que vem de um ser vivo. Como sabemos, as pérolas vêm de moluscos, como mexilhões e ostras. Outras pedras preciosas, como rubis, esmeraldas etc., são formadas na crosta terrestre através do magma e da alta pressão. Logo, as pérolas são as únicas joias vindas de uma criatura viva.

2 – Pérolas naturais são as mais raras do mundo

As pérolas naturais são aquelas que são formadas sem nenhum tipo de intervenção humana. Mas por que são tão raras? Quando as pérolas começaram a ficar populares no início do século XX, a pesca e procura por ostras aumentou muito. O resultado? A população de ostras no leito do oceano caiu severamente, quase à beira do esgotamento. 

Ainda mais, mesmo com o crescimento das pérolas cultivadas (que também são verdadeiras), as ostras selvagens ainda não conseguiram se recuperar completamente. Segundo o The Pearl Source, apenas 1 em cada 10.000 ostras selvagens têm pérolas, por isso pérolas naturais são tão raras.

3 – Existiu uma lei onde apenas pessoas de alta classe social podiam usar pérolas

Acreditava-se, antigamente, que a pérola era um forte símbolo de notoriedade, prestígio e riqueza. Logo, aqueles que usavam joias com pérolas eram considerados de alta classe. Por conta disso, o governante Júlio César instituiu uma lei onde nenhum tipo de pessoa abaixo da classe dominante poderia usar pérolas e outras joias finas. Ainda bem que hoje as pérolas são de livre uso, mas com certeza essa “lei” mostra o quanto as pérolas são desejadas e admiradas desde os tempos antigos. 

4 – Cleópatra usou uma pérola para ganhar uma grande aposta

Conta uma antiga e conhecida lenda que Cleópatra e Marco Antônio apostaram quem conseguiria dar o banquete mais caro de todos os tempos. Cleópatra, ávida para ganhar, deu um grandioso banquete, mesmo sendo de ótima qualidade, não chegava nem perto do mais caro. Marco Antônio, já comemorando a vitória, foi surpreendido por um simples ato: sua rainha “deixou cair” um de seus brincos de pérola dentro de uma taça de vinho, dissolvendo-a e, depois, tomando-a. 

Aquela joia tinha uma das pérolas mais caras e grandes da época, valendo uma fortuna que poderia comprar até 15 países. Sem dúvidas, a refeição mais cara da história. 

5 – Os principais tipos de pérolas

Há quatro principais tipos de pérolas, elas podem variar em cor, tamanho, forma e valor:

Pérola Biwa: pérola de água doce cultivada no japão e na China, são mais amplamente utilizadas e disponíveis;

Pérola Akoya: uma pérola japonesa, de água salgada e muito conhecida – principalmente por seu formato esférico e brilho inigualável;

Pérola do Tahiti: cultivada nas ilhas da Polinésia Francesa, possui lindos tons de preto, cinza, azul, verde e roxo;

Pérola South Sea: considerada uma das maiores pérolas, elas podem ser encontradas na Austrália e Filipinas. Possuem belas cores de creme, branco e dourado.

6 – O tempo mínimo de formação de uma pérola

Tanta beleza, delicadeza e preciosidade demora certo tempo para se formar. O tempo mínimo para uma pérola ficar completamente formada (com qualidade) é de 6 meses, algumas podem demorar até 24 meses. É claro, isso varia conforme o tipo de pérola que geralmente possui um tempo determinado para se desenvolver, mas esse costuma ser o período mínimo.

7 – Não existe pérola perfeita

À primeira vista até podem parecer perfeitas, principalmente para os amantes de pérolas. No entanto, aquela ideia de que todas as pérolas são impecavelmente esféricas, completamente lisas e sem nenhum defeito é falsa. Primeiro, além das redondas, há pérolas em diversos formatos, como em gota, barroca, oval, flat entre outros. Ainda mais, ressaltamos que todas as pérolas possuem algum tipo de “defeito”. Exatamente por isso, elas são cuidadosamente avaliadas e selecionadas.

E aí, qual dos fatos sobre as pérolas te deixou mais curioso? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o mundo das pérolas com a marca que é referência no assunto desde 1965: a Julio Okubo.

Você tambem pode gostar

CO2 - FRETE NEUTRO

A motivação para neutralizar as emissões de carbono está alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. A neutralização de carbono nas entregas é uma forma tangível de reforçar nossos principais pilares: Pérolas, Pessoas e Planeta.

Além de neutralizar as emissões de carbono, o projeto oferece uma oportunidade valiosa de engajar a todos na causa ambiental. Contribuindo significativamente para a redução dos gases de efeito estufa e também para a preservação. do nosso ecossistema global.